quinta-feira, 21 de agosto de 2008

RUMO AOS 82


Brasília, 09 de fevereiro de 2007.

PAPAI,

Hoje, Deus te presenteou logo cedo ao mostrar-te o céu de um azul tão claro e recheado por nuvens que mais pareciam pedaços gigantes de algodão doce. O sol acompanhou o dia e, como as chuvas vêm nos refrescando nas últimas semanas, imagino que o verde das árvores próximas à janela do seu quarto sorriram por mais uma dia estarem perto de ti.
A minha intenção hoje é falar espontaneamente da minha admiração pelo ser humano, filho, pai e avô que o senhor é. Porém, escolhi escrever algumas linhas para não esquecer e, assim, é uma forma do senhor guardar essas singelas palavras que, muitas vezes, ao invés de dizermos, deixamos conosco em nossas mentes.
ANÍSIO vem do grego e o significado é sugestivo: "completo, perfeito". Essa idéia de perfeição para os habitantes desse planeta Terra não existe, mas posso afirmar que o senhor é um homem que tem inúmeras aptidões. Aliás, sempre falo que o senhor deveria ministrar um curso que ensinasse aos homens das outras gerações como desenvolver tarefas que os homens da sua época faziam. Claro que os tempos são outros. Há o avanço tecnológico e os homens desses novos tempos têm outros recursos que o senhor não tem. Mas, se somados os seus conhecimentos com os de agora, talvez a QUASE PERFEIÇÃO!
Anísio Geraldo Ramos quase completo. Um filho que soube honrar os pais, um homem íntegro, um esposo presente, um pai que harmoniza o dia-a-dia da vida familiar e, se não bastasse, um avô que nos ajuda a agasalhar a nossa linda Letícia. Por tantos detalhes tão especiais, muitas vezes não revelados, não pronunciados tanto pelo senhor como por nós: eu - Sheyla-, sua esposa Maria do Carmo, sua filha Alessandra e sua neta Letícia, nesse momento dizemos que AMAMOS você e agradecemos muito a Deus por termos a sua SERENIDADE nos momentos difíceis, os seus SORRISOS nas conversas em família e, até a sua braveza, nos tempos necessários.
Lembro-me de que há uns dez anos nossa relação não era afetuosa como é atualmente, pois amar exige conhecimento, respeito, admiração e, para tudo isso, leva-se tempo. É engraçado como as pessoas dizem eu te amo na maior facilidade. Demorei muito para dizer eu te amo para o senhor. A primeira vez foi naquele aniversário que fizemos para comemorar o seu dia na casa da Sandra, lembra? Pois é, muitos anos passaram. Para o senhor, então, heim?
OITENTA ANOS vividos no maior pique, em plena atividade. Acorda cedo, faz café da manhã, compra pão na padaria, leva e busca a Letícia no colégio, verifica como o prédio está, passa instruções ao porteiro, vai ao banco, toma o seu cálice "sagrado" de vinho, assiste aos telejornais, escuta a CBN, delicia-se com suas músicas favoritas, arranha no computador, cuida do “carrinho”, é assíduo aos encontros filosóficos, redige tudo referente ao condomínio, escreve parágrafos e parágrafos a respeito dos assuntos filosóficos, e não pára por aí. Faz caminhadas aos domingos no parque Olhos d'água, é atento a política do país, tudo isso, sem falar nos três andares que separam o térreo do bloco ao seu “lar doce lar”. Haja fôlego...
Se a maioria da população mundial tivesse a metade da sua VITALIDADE, o mundo, com certeza, seria quase perfeito. Hum, de novo a história da perfeição que é um dos significados do seu nome.
Além de agradecermos a Deus a FELICIDADE de estarmos ao seu lado, rogamos que muitos e muitos anos possamos continuar a desfrutar da sua companhia que tanto nos fortalece e enche de alegria. Nós amamos você do seu jeitinho: qualidades, defeitos, diferenças. Como diriam os sábios, só se conhece alguém quando comemos um saco de sal com essa pessoa, então acrescento que é mais seguro dizer que amamos alguém quando compartilhamos desse sal.
No Salmo 90, versículo 10 lê-se: “Os dias da nossa vida chegam a setenta anos, e se alguns, pela robustez, chegam a oitenta anos, o orgulho deles é canseira e enfado, pois cedo se corta e vamos voando.” No entanto, no Salmo 92, versículos 12-15 lê-se: Os que estão plantados na casa do Senhor florescerão nos átrios do nosso Deus. Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e vigorosos. Para anunciar que o Senhor é reto. Ele é minha rocha e nele não há injustiça.”
Então, super ANÍSIO que o SENHOR JESUS continue a trazer o perfume do AMOR para a essência do seu ser, este humano que a sua família conhece, admira e tem orgulho de ter.

Com carinho,
A sua família.

6 comentários:

Biana França disse...

Sheyla,
amei esse post com o coração inteiro, me emocionei com esse relato de amor. Amo muito meu pai também.
Que Deus possa abençoar grandemente a sua família,e que Ele derrame bençãos e bençãos para vcs e para seu pai.
Bjus, enormes...
Ah, sobre o meu post aquele foi a parte I, a segunda "decepção" vem qq dia desses por aí.
Bjus.

sblogonoff café disse...

Saúdo seu pai e celebro o amor que permeia as relações familiares.
Parabéns pra ele e pra você pelo texto em odes!!

Claudia Pimenta disse...

oi sheyla! super comovente - parabéns! bjs e bom finde!!!

Karen disse...

Sheyla,
que inda declaraçnao de amor! Seu pai deve ser mesmo incrível...
meus parabêns a você, a sua família e a ele por ter criado pessoas tão especiais.

bjs

Elga Arantes disse...

Quem dera eu,fazer tal homenagem. Agradeça sempre o pai que tem.

Parabens pelo lindo testo. Parabens para o seu pai.

Biana França disse...

Sheyla,lembrancinha no meu blog para vc!!!
Bjus.