sábado, 20 de setembro de 2008

FRAGILIDADE

A sujeira poderia estar escondida em algum canto ou bem abaixo de alguma rede. Mas não, ela estava lá: esparramada. Por mais que virasse pra outro lado, não tinha jeito, ela estava mesmo era escancarada.
Na noite anterior, a chegada.
- Sim, o hotel é bem confortável e agradável. Recomendo.
Na primeira manhã, um café repleto de guloseimas típicas daquela região.
- Adoro tapioca e cuscuz.
- E a dieta?
- Eu disse um até logo, rs...
Dia ensolarado e calor agradável. A temperatura parecia perfeita, nada escaldante. Domingo, 14 de setembro de 2008.
Tempo de abrir os braços. Tempo de agradecimentos. Tempo de sorrisos.
A brisa do mar, os pés na areia e nós...
Nós caminhávamos...
Enquanto meus pés eram acariciados pelas águas do mar, meus dedos afagavam a areia. Como era seguro aquele encontro...
Sentia-me confiante, liberta de medos. E como era bom estar ao lado da pessoa amada.
Pensava na minha Alegria, mas sabia que ela estava bem. Na despedida, no aeroporto, ela já não chorava mais como das últimas vezes. Quem continuava chorando era eu.
- Mas nem foi uma semana?
- Sim, mas amor e saudade a gente sente, né?
Chegamos muito cedo ao aeroporto. Era sábado, mas eu imaginei que era sexta.
- É, continuo meio enrolada com nomes, datas e horários...
Daí pensei no engarrafamento, meu pai reclamando da quantidade de carro. Que nada! Trânsito tranqüilo, muito tranqüilo. Quando me dei conta, percebi que teríamos quase duas horas de espera pelo vôo. Dentro do carro, minha Alegria sugeriu uma brincadeira.
- Tia Sheyla, enquanto o avião não chega, você pode brincar com o tio Timothy.
- O quê?
- É, você pode brincar de pique-esconde, igual a gente brincou, ontem, lembra?
- Ah, é...rs...
Na noite anterior à viagem, minha Alegria, uma amiguinha e eu brincamos de pique-esconde. Elas escondiam-se e eu tinha que descobrir o esconderijo secreto. Esse passava por dentro do guarda-roupa, embaixo da máquina de costura, etc.
- Ah, se tudo pudesse ser resolvido numa simples brincadeira, né? Adorei a sugestão. Mas, fomos tolos em não colocá-la em prática.
A fome chegou, já eram quase duas da tarde, e muitas barracas com uma estrutura boa à nossa frente. Fomos, sentamos. Nada pensado. Era pura fome de comida, de alimento e só! Uma senhora muito gentil corria de um lado para outro. Eram muitos os pedidos. Quando chegou a nossa vez, escolhemos um peixe que tinha delícia até no nome. Pronto! Pedido feito, agora era só esperar. Sem pressa. Sem nenhuma pressa.
E foi aí que alguma coisa começou. Eram eles, os ianos.
- E?
- E, que eu não queria ver.
- Isso tem aqui, porque não teria lá.
- Tô cansada disso, de saber que tem aqui, que tem lá, que tem em todo lugar. E acho pior quando são eles.
- E daí?
- Daí a gringolândia!
- E quando deixou de ser?
Silencio... Lembro-me de Patativa e o coração ói, ói, ói!
- Já em Canoa, tudo muito lindo! Mas haviam os ães.
- E daí?
- Um deles conversava com um nativo da região. Enquanto o primeiro arranhava um português de arrogâncias, o outro parecia deslumbrado.
- E?
- E eu não acreditava no que via. Daí, um guia turístico disse que enquanto os anos são conhecidos como o primeiro mundo, os ães acham-se os top, e quando encontram um nativo e ingênuo, nada melhor para massagear o ego deles.
- Faz sentido!
- Ah, inventei de comentar sobre os ianos e o guia disse que, infelizmente, uns 95% deles vêm só para aquilo mesmo.
- Um absurdo!
- Uma Sodomorra lá, aqui, em quase todos os ...
- Mas, conta mais...
- Adoramos o Dragão do Mar!
...

11 comentários:

Claudia Pimenta disse...

oi sheyla! já estava com saudade... bom ter-lhe de volta! bjs!!!

Biana França disse...

Que bom que está de volta!
No meio de tanta alegria, tem sempre algo meio chato.
Mas e como foi a viagem?
Bjus.

Anastácio Soberbo disse...

Parabéns pelo Blogue.
É muito bonito, gosto do que leio e vejo.
Um abraço desde Portugal

Helena Castro disse...

adoro as soluções das crianças!

beijos

Algumas coisinhas da Jéssica disse...

Olá!
Vim retribuir a visita que vc fez lá nas "minhas coisinhas". Obrigada pelo comentário.
Gostei do seu blog.
Ah, adorei os "garimpos"
Beijo!

Elga Arantes disse...

Oi Sheyla, adorei seu texto. Foi gostoso de ler.

Que bom que voltou. Estava com saudades.

Beijos.

Elga Arantes disse...

Oi Sheyla, adorei seu texto. Foi gostoso de ler.

Que bom que voltou. Estava com saudades.

Beijos.

sblogonoff café disse...

Bom, anos e ães vem para o quintal uai?!! É assim que funciona! Acham um baita país continental, cheio de brinquedinhos e como quase tudo é free, com a anuência dos "nativos", eles se esbaldam.

À parte disso tudo, ainda quero conhecer Fortaleza!!!

Layz Costa disse...

Que bacaaaaana Sheyla! =D
Adorei o textinho, a viagem deve ter sido uma delícia, hein!
beijo
=*

*CaRoL* disse...

Oiiiiii
Muito obrigada pela sua visita!
Faça sim alguma receita e depois me conte!
Beijos.

Karen disse...

Oi querida...
canoa é mesmo um lugar lindíssimo!!! Fiquei encantada com aquelas pedras vermelhas...escrevi meu nome lá, escreveu o seu???

bjos bjos